Nossa História

As práticas em pesquisa científica no Centro Universitário do Sul de Minas se iniciaram no ano de 2002, quando foi criada, na instituição, a Coordenação de Iniciação Científica, que implantou políticas que visassem a inserção da pesquisa na localidade.

No ano de 2006, a instituição firmou convênio com a Fundação de Amparo à Pesquisa em Minas Gerais – FAPEMIG , que financiou 8 bolsas de Iniciação Científica através do Programa de Bolsas de Iniciação Científica – PIBIC. A primeira oferta de 17 bolsas aconteceu no ano de 2007.

Nos anos que se seguiram, houve um aumento expressivo do número de bolsas: em 2007 foram alocadas 17 bolsas, em 2008, 20 bolsas e em 2009, a instituição passa a coordenar o Programa de bolsas BIC Júnior, com 10 bolsas para estudantes da Educação Fundamental II e Médio.

Sendo selecionado como unidade habilitada à execução de atividades de pesquisa e desenvolvimento pelo Ministério de Ciência e Tecnologia, o Centro Universitário do Sul de Minas estabeleceu, posteriormente, parcerias com empresas privadas, criando o projeto P&D, enunciado através de uma parceria com a empresa COLETEK (Coleção Indústria e Comércio de Informática, Telecomunicações e Eletrônica) do município de Varginha – MG e com sede na China.

Com o passar dos anos, a abrangência do programa tornou-se ainda maior, tendo, hoje, a oferta de 25 bolsas de Iniciação Científica para os acadêmicos, 20 bolsas BIC Júnior para estudantes de Ensino Fundamental e Médio e bolsas FEPESMIG.

Em 2014, foi celebrado junto à outras universidades estrangeiras a criação de uma rede de convênios para pesquisa, a Rede ACINNET. Esta é composta pelas seguintes universidades: Instituto Politécnico do Porto (Portugal), Instituto Politécnico de Santarém (Portugal), Universidad Abierta Interamericana (Argentina), Universidad Bernardo O’Hinggis (Chile), Universidade Finis Terrae (Chile), Universidade Autônoma de Encarnacion (Paraguai), Universidad Ucatec (Bolívia), Universidad de Múrcia (Espanha). Em 2015, o Unis sediou o I Congresso Internacional e foram apresentadas mais de 100 pesquisas científicas.

Ainda em 2015, a Revista Interação, foi recomendada pela CAPES com estratificação B5 e C em 4 áreas de conhecimento. Também, em junho deste ano, foi finalizado acordo para pesquisa com a Universidade de Taubaté (Unitau) e com a empresas São Marco, localizada em Três Corações e que faz parte de uma holding mexicana.

Em 2016, é promovido o II Congresso Internacional (www.ci.unis.edu.br) que marca o primeiro semestre do ano e que passa a ser uma tradição institucional entrando para o calendário acadêmico e regional. No mesmo ano, nasce o Concurso Inova Unis – evento do segundo semestre – com apoio do SEBRAE e que em sua primeira edição teve mais de 500 alunos participando, 83 equipes e diversos projetos de grande repercussão. O projeto foi o vencedor da edição 2017 do prêmio Gestão Educacional promovido pelo maior congresso de Educação do Brasil.

Em 2017, nasce um novo departamento: o Centro de Empreendedorismo, Pesquisa e Inovação – CEPI. Este incorpora a Iniciação Científica e o Comitê de Ética em Pesquisa, além de todas as iniciativas quanto à criação de uma cultura empreendedora.

Grupo Unis

Missão

”Formar pessoas socialmente responsáveis, em diferentes áreas do conhecimento, contribuindo para o desenvolvimento das regiões em que atua.”

Visão

"Até 2018, ser uma Instituição de Ensino Superior que, mediante práticas inovadoras e tecnológicas, se destaca no cuidado com sua gente."

Valores Institucionais

Prestabilidade, Excelência e Inovação.

Tweets

Galeria de Fotos